-
Arquitetos: Touton Architectes
- Área: 68 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Denis Lacharme
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é o primeiro edifício vinícola da região a ser feito de taipa. O projeto, que tinha um baixo orçamento, integra um pequeno galpão agrícola e uma sala de degustação profissional adjacente à vinícola deste vinicultor independente.
A grande parede central é construída utilizando uma técnica de construção milenar: a taipa. A terra é comprimida manualmente em camadas in loco, o que lhe confere uma materialidade única. Aqui o olho não é o único sentido estimulado pela arquitetura.
Outros materiais simples, mas dignos, naturais e de base biológica são mantidos a um mínimo: pedra para as fundações, madeira bruta não tratada para a estrutura, e uma mistura de cal/cânhamo que isola o telhado de ferro canelado.
Graças ao isolamento térmico desta parede voltada para o sul, à entrada de luz, à cobertura voltada para o norte e a um pequeno fogão que serve de apoio nos invernos rigorosos, as degustações podem ser realizadas durante todo o ano sem o menor consumo de energia.